top of page

BIOGRAFIA

Nascido na grande capital, São Paulo, dia 09 de janeiro de 1986. Filho do bahiano e saudoso Quinkas dos Oitos baixos, músico do autêntico forró, e de Ednalva Gomes da Silva, Pernambucana da cidade de  Caruaru.
Aos 9 anos já impressionava seu pai, pela habilidade em decorar as letras das músicas e por gostar de cantores como Dominguinhos e Luiz Gonzaga. Já aos 15 anos, Altino voltou a impressionar pela aptidão em ter um ritmo cadenciado, seja lá o que fosse que pegasse para batucar. Durante um ensaio com grandes músicos do forró na Bahia, um amigo de seu pai (Antônio Rafael) notou sua habilidade ao tirar um ritmo da zabumba em uma caixa de sanfona, comentando com seu pai, assim iniciou seus primeiros passos no forró pé de serra com um zambumba no peito e varetas na mão. 
Aos 16 anos começou tocar zabumba e cantar profissionalmente em salões, festas de praça, particulares e encontros de sanfoneiros. Participou de alguns programas de TV como Globo News e importantes programas de rádio em Feira de Santana, cidade que reside desde o início de sua adolescência. Ainda com seu pai, gravou 2 CD's, tocando zabumba e cantando, sendo o último com algumas obras autorais. Após a perda do pai, Paulistinha, como era chamado por colegas da música, virou músico free lance, tocando com grandes artistas como o Oswaldinho do Acordeom, Tiziu do Araripe e tantos outros. Em busca de seu sonho e com a maturidade precisava, se lançou no ano de 2019 em carreira solo, já como sanfoneiro e cantor, participando e ganhando o Festival Music de Humildes. Após a conquista, foi contratado para um dos maiores São Pedro da Bahia, realizado no distrito de Humildes em Feira de Santana, abrindo os festejos com a presença de personalidades políticas da cidade. Em 2020 lançou seu primeiro álbum solo, produzido por Tiziu do Araripe, com regravações de clássicos do Forró Pé de Serra e com músicas autorais, ao exemplo de "São João e Saudade", música feita em parceria com o poeta Zecalu Guimarães. Neste ano, 2023, gravou seu novo single, Amor de São João, juntamente com o clipe que foi produzido em um cenário espetacular chamado "Lugar da Alegria". Altino Oliveira, defensor de suas raízes, tem a certeza que irá levar a bandeira do forró, mantendo a humildade a essência dessa vertente cultural tão preciosa para nosso povo brasileiro.

Você é assessor de imprensa?

bottom of page